Os livros de Carl Sagan são como um guia GPS para conhecer o universo, tornando o cosmos compreensível até para os ETs!
Carl Sagan foi sem dúvida o maior divulgador da ciência.
Ele era astrônomo, astrofísico e entusiasta cósmico americano, que tinha o talento de fazer a vastidão do espaço parecer um pouco menos assustadora.
Com seu jeito único, fez a ciência tão atraente que até quem pensava que buraco negro era só uma desculpa para sumir meias se interessou.
Ele tinha um jeito com as palavras que fazia você se sentir como se estivesse ao lado dele, viajando pelas galáxias.
Ninguém pode esquecer sua famosa frase, “Somos feitos de poeira estelar”. Desde pequeno, ele já tinha a cabeça nas estrelas e quando cresceu, ensinou o mundo a olhar para cima e dizer: “Uau!”
E se você achava que ciência era só coisa de laboratório chato, é porque ainda não conhece os livros de Carl Sagan!
Nesse artigo, você vai conhecer os melhores livros, um pouco de sua biografia e a importância da contribuição dele para ciência.
Livros de Carl Sagan:
Lista Completa: | ||
1 | #1. Cosmos (1980)Um dos livro mais famosos sobre a história do universo, da Terra e da vida. | |
2 | #2. Contato (1985)Um romance de ficção científica sobre o primeiro contato da humanidade com extraterrestres. | |
3 | #3. O Mundo Assombrado pelos Demônios (1995)Neste livro, Sagan defende o pensamento científico. Fazendo você não acreditar em tudo. | |
4 | #4. Bilhões e Bilhões (1997)Reflexões Sobre a Vida e a Morte. | |
5 | #5. Pálido Ponto Azul (1994)Uma Visão do Futuro da Humanidade no Espaço. | |
6 | #6. Broca’s Brain: Reflections on the Romance of Science (1979)Sobre como podemos progredir e fazer novas descobertas. | |
7 | #7. As Variedades da Experiência Científica (2006)Uma Visão Pessoal da Busca por Deus, e sobre a esperança de encontrar vida inteligente em outros planetas. | |
8 | #8. The Dragons of Eden (1977)Especulações Sobre a Evolução da Inteligência Humana | |
9 | #9. Shadows of Forgotten Ancestors (1992)Sombras de Antepassados Esquecidos. Sobre história da vida na Terra e os laços evolutivos que conectam todas as espécies. | |
10 | #10. The Cosmic Connection – An Extraterrestrial Perspective (1973)Sagan fala sobre temas como astrofísica, exploração do sistema solar, e a busca por vida extraterrestre. |
Biografia de Carl Sagan: Conheça um pouco de sua história resumida
Carl Sagan nasceu em Nova York em 1934, e se tornou o astro da ciência ao falar dos astros na TV, através da série Cosmos, que falava sobre a história do universo, da Terra e da vida, lançada em 1980.
Conhecido por sua personalidade contraditória, ele era cético, ao mesmo tempo em que parecia sonhador, era totalmente racional ao lidar com os mistérios da escuridão do universo.
Quando era pequeno seus pais o levaram a uma feira futurista em Nova York, onde ele teve o primeiro contato com a ciência e ficou fascinado pelas estrelas. Por isso, sua mãe levou o pequeno Sagan a uma biblioteca para encontrar respostas.
E a partir dos livros, ele descobriu que ao se tornar um astrônomo, poderia estudar outras estrelas e até outros planetas.
Em 1955 se formou pela Universidade de Chicago em Ciências e Física, e em 1960 tornou-se mestre em Física e doutor em Astronomia e Astrofísica. Publicou mais de 600 artigos científicos e escreveu mais de 20 livros.
- E se você está na dúvida quais os melhores livros para começar a ler, você pode começar pelo livro “Cosmos”, para descobrir sobre o universo de um jeito fácil, e “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, para aprender sobre a importância do pensamento crítico para não acreditar em qualquer coisa que te falam. Esses são os dois livros mais lidos de Carl Sagan.
Carl Sagan faleceu em 20 de dezembro de 1996, Carl Sagan faleceu em 20 de dezembro de 1996, depois de enfrentar por 2 anos uma grave doença na medula óssea, mas seu legado brilhante continua vivo.
Quais são os 10 Melhores Livros de Carl Sagan?
Então, se você quer uma viagem pelo espaço sem sair do sofá, confira a lista dos 10 melhores livros de Sagan, o seu passaporte galáctico!
#1. Cosmos (1980)
Carl Sagan, um dos caras mais legais da ciência, te leva numa viagem pelo espaço, contando como o universo começou, como as estrelas nascem e até se existe vida em outros planetas.
Além disso, o livro entra nas questões mais profundas da existência humana, como a origem da vida na Terra, a evolução da inteligência e a busca por vida extraterrestre.
Sagan faz uma conexão entre a ciência moderna e os hieróglifos egípcios, mostrando como a curiosidade humana é uma constante universal, que transcende até mesmo culturas antigas e suas escritas misteriosas.
E o mais legal é que ele escreve de um jeito que fica fácil entender, até quem nunca estudou ciência, consegue acompanhar.
Apesar de ter sido publicado há mais de quatro décadas, “Cosmos” continua relevante e inspirador até hoje.
Então, se você quer descobrir os segredos do cosmos de uma jeito que fica fácil de entender, “Cosmos” é o livro certo para começar.
#2. Contato (1985)
Este é um livro que mistura ciência e imaginação! A história é contada do ponto de vista da protagonista, a Dra. Eleanor Ann Arroway, que compartilha suas experiências e emoções durante a busca por sinais de vida extraterrestre.
Quando Ellie e sua equipe detectaram um sinal estranho vindo do espaço, eles acreditaram que poderiam estar se comunicando com alienígenas!
O livro narra como eles constroem uma máquina para viajar até esses extraterrestres, enfrentando muitos desafios pelo caminho. Quando Ellie finalmente parte nessa viagem espacial, ela descobre coisas incríveis sobre o universo.
A partir daí, começa uma aventura repleta de descobertas e mistérios, mesclando ciência, razão e exploração pelo espaço.
O livro foi adaptado para o cinema em 1997, com a atriz Jodie Foster no papel principal.
Se você se interessou pela história, vale a pena ler o livro completo!
#3. O Mundo Assombrado pelos Demônios (1995)
Em “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, Carl Sagan mostra sua preocupação com o crescimento do analfabetismo científico e das teorias malucas na mídia. Ele defende que a ciência e o pensamento crítico são fundamentais para nos fazer pensar e não acreditar em tudo que vemos, combatendo o irracionalismo.
Em outras palavras, Sagan queria dar um chacoalhão na turma que acredita em cada história de ET que vê por aí!
Sagan lembra da época em que era um moleque e seus pais ensinaram dois princípios valiosos: ser cético (duvidar de tudo) e ser curioso (querer saber mais).
Ser cético e questionador é um tipo de receita secreta para resolver os problemas da sociedade, segundo ele.
O livro é tipo uma lanterna em um lugar escuro, mostrando o caminho para o conhecimento e a sabedoria, especialmente agora, quando tem um monte de maluco espalhando ideias doidas por aí!
Se você quer entender mais sobre esses temas e aprender como a ciência pode ajudar, recomendo que inclua essa leitura na sua lista de livros de Carl Sagan.
#4. Bilhões e Bilhões (1997)
É uma coletânea de 19 artigos escritos por Sagan, que fala sobre temas diversos, desde a vida e morte até o universo e os seres humanos. Ele se aprofunda na investigação para descobrir se tem vida em Marte, usando todo seu lado científico.
E, sobre o aquecimento global, ele fala sério, dizendo que precisamos botar o cérebro para funcionar e resolver os problemas ambientais com ciência e tecnologia, não só na base da “emoção”.
Além disso, o cientista defende o direito das mulheres de tomar decisões sobre seus próprios corpos, incluindo o direito ao aborto.
Uma leitura educativa que mostra a importância do pensamento crítico em diversos temas. Vale a pena a Leitura.
#5. Pálido Ponto Azul (1994)
No livro “Pálido Ponto Azul”, Carl Sagan destaca como a Terra é pequena e única ao compará-la com uma foto tirada pela sonda Voyager 1.
Ele queria mostrar que todos nós compartilhamos este pequeno planeta e devemos cuidar dele e dos outros. Sagan enfatizou a importância de proteger o meio ambiente, promover a paz e cooperar globalmente.
Ele questiona se temos algum tipo de privilégio em relação a outros corpos celestes e como as descobertas científicas mudaram nossa visão sobre nós mesmos e nosso lugar no Universo.
O astrofísico nos faz refletir se devemos investir em missões espaciais arriscadas, mesmo com problemas na Terra, e destaca que tudo o que vemos no espaço é um vislumbre do passado.
Neste livro, ele aborda essas questões difíceis e continua a explorar o tempo e o espaço de maneira incrível. Se você se interessou pelo assunto, sugiro ler esse livro.
#6. Broca’s Brain: Reflections on the Romance of Science (1979)
O livro traz otimismo para o futuro da humanidade, mostrando como podemos progredir e fazer novas descobertas.
Apesar dos desafios, o autor nos apresenta um futuro emocionante, com robôs inteligentes e a possibilidade de encontrar vida em outros planetas. Refletindo sobre o universo e nosso lugar nele, apresentando futuros promissores, mas também alertando sobre os perigos da ignorância e da loucura humana.
Resumindo, o livro nos chama para descobrir mais sobre a ciência e aprender coisas novas sobre o universo e como os humanos estão explorando ele.
Se você se interessar, só vai conseguir achar o livro usado em português, mas também tem a versão em inglês disponível.
#7. Variedades da Experiência Científica (2006): Uma Visão Pessoal da Busca por Deus
Carl Sagan discutia sobre Deus de forma humorada e científica há mais de vinte anos em palestras na Universidade de Glasgow.
Sua esposa, Ann Druyan, transformou as transcrições dessas palestras neste livro.
Sagan tinha o dom de simplificar conceitos complexos. Em suas palestras, ele abordava a tendência humana de acreditar em coisas e compartilhava histórias de equívocos, como a ideia de canais em Marte.
Apesar de não aceitar a visão tradicional de Deus, ele considerava a existência de uma inteligência superior e discutia sobre a possibilidade de vida inteligente em outros planetas.
Ao contrário dos líderes ateus, ela não via todas as religiões como negativas.
Ele acreditava que elas podiam ter um papel positivo na vida das pessoas, mas criticava quando tentavam explicar coisas usando ciência sem método científico.
Se você quer saber a visão de Sagan sobre Deus, recomendo a Leitura.
#8. The Dragons of Eden (1977)
No livro o autor analisa a evolução da inteligência humana, combinando antropologia, biologia evolucionária, psicologia e ciência da computação.
Sagan discute as semelhanças e diferenças entre os cérebros humanos e os de outros animais. Ele conta como a inteligência evoluiu ao longo do tempo e como nosso cérebro se desenvolveu para processar informações complexas.
Sagan investiga o papel das lendas, mitos e histórias na compreensão da evolução humana. O autor também faz especulações sobre o futuro da inteligência humana e a possibilidade de vida inteligente em outros planetas.
Se você se interessar, só vai conseguir achar o livro usado em português, mas também tem a versão em inglês disponível.
#9. Shadows of Forgotten Ancestors (1992)
O livro mostra que muitas de nossas características, como autoconsciência, tecnologia e laços familiares, têm raízes profundas no passado, compartilhadas com outros animais.
Sagan e Druyan exploram a história evolutiva, desde os primórdios até os dias atuais, investigando as origens de características humanas como sexo, altruísmo e violência.
O livro termina com uma análise original da ligação entre características humanas e primatas. Vale a pena a leitura!
#10. The Cosmic Connection – An Extraterrestrial Perspective (1973)
Um livro que se tornou um clássico da ciência. Sagan fala sobre temas como astrofísica, exploração do sistema solar, colonização de outros planetas e a busca por vida extraterrestre.
Ele compartilha seu entusiasmo e conecta as descobertas da astronomia com questões humanas importantes, que ainda são relevantes hoje.
Esta nova edição do livro traz comentários de Freeman Dyson sobre a visão de Sagan, uma avaliação de Ann Druyan sobre o impacto cultural de Sagan como defensor da ciência, e uma discussão de David Morrison sobre os avanços desde 1973 e as previsões de Sagan.
Sagan teve um papel especial em nos preparar para as maravilhas que o futuro pode trazer.
Contribuição de Carl Sagan para a ciência
Primeiramente, Sagan foi um dos maiores divulgadores científicos do século XX. Ele tornou a ciência acessível e interessante para o público em geral através de seus livros, artigos e a série de TV “Cosmos”.
Sua habilidade em explicar coisas difíceis de forma clara e interessante, inspirou milhões de pessoas a gostarem de ciência.
Além disso, Sagan fez grandes contribuições para a astrobiologia, sendo um dos primeiros cientistas a pensar na possibilidade de vida em outros planetas e defendendo a busca por vida extraterrestre.
Sagan também esteve envolvido em várias missões espaciais da NASA, incluindo as missões Mariner, Viking, Voyager e Galileo. Se você já viu as belas fotos de Júpiter e Saturno, pode agradecer a Carl e sua equipe por isso.
Ele ajudou a planejar e interpretar dados dessas missões, contribuindo significativamente para nossa compreensão de planetas como Marte, Júpiter e Saturno.
Sagan inspirou uma geração de cientistas, educadores e entusiastas da ciência. Ele sempre enfatizou a importância do ceticismo, do pensamento crítico e do método científico.
Poderíamos ficar aqui falando de todas as contribuições que ele teve para ciência, mas você já teve uma pequena amostra da dimensão de ensinamentos que Carl Sagan deixou para o mundo.
Conclusão
Para aqueles que se sentiram inspirados por essa breve jornada, (pequena história) pela biografia e pelas contribuições de Sagan, recomendamos a leitura de suas obras-primas.
Cada livro vai trazer clareza e conhecimento único de aprender e refletir sobre nosso lugar no cosmos.
Não deixe de conhecer as incríveis descobertas de Carl Sagan e conhecer o universo pelos olhos de um dos maiores cientistas e divulgadores de todos os tempos, você não vai se arrepender de ler os livros de Carl Sagan. Aproveite a leitura!
Livros pra Ler – A leitura sem ponto final…
Observação: Este artigo inclui links de afiliados. Ao clicar e comprar através deles, você apoia nosso site, sem custos extras para você. Agradecemos seu apoio!
Sou apaixonada por livros e filmes. Comecei lendo biografias e romances, mas hoje gosto de quase todos os gêneros. Amo viajar e, nas horas vagas, gosto de escrever sobre minhas experiências e meus pensamentos.